VISITA DE ESTUDO A COIMBRA – 9.ºA/SPA

Os alunos do 9.ºA/SPA da Escola Básica Integrada de S. Pedro de Alva visitaram, no dia 16 de fevereiro, a nova exposição "Viral - Uma exposição contagiante" no Exploratório de Coimbra: Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

A visita teve a sua continuidade com um percurso pedestre do Largo da Portagem para a Alta de Coimbra até ao Pátio das Escolas. 

A aprendizagem fora da sala de aula é, muitas vezes, a mais marcante no percurso escolar dos nossos jovens.

 

 

VISITA DE ESTUDO DOS ALUNOS DO 9ºANO

No dia 7 de fevereiro, as turmas de nono ano do Agrupamento de Escolas de Penacova participaram numa visita de estudo a Aveiro: no período da manhã, assistiram à peça de teatro «Auto da Barca do Inferno» e no período da tarde, visitaram o Navio Museu Santo André e o Museu marítimo de Ílhavo. 

Aprender e consolidar conhecimentos fora da sala de aula são sempre momentos enriquecedores também pelas dinâmicas de convívio e interação entre os participantes.

   

     

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PANCAKE RACE

O Carnaval não é uma tradição tão marcante na cultura inglesa como é na portuguesa, mas há aspetos interessantes a considerar, como é o caso da corrida de panquecas, que ocorre nesta altura do ano por terras de Sua Majestade.  

O dia em que as panquecas são tradicionalmente consumidas, conhecido como "Pancake Day" ou "Shrove Tuesday", em inglês, ocorre na terça-feira de Carnaval, antes da Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma (período de jejum) no calendário cristão.

Na semana de 5 a 9 de fevereiro, os alunos dos 3.° e 4.° anos do Agrupamento, contagiados por esta competição divertida e simultaneamente deliciosa, embarcaram numa missão familiar: cozinhar panquecas e partilhar sabores e conhecimentos.

Assim, na aula de Inglês, foi dada a oportunidade a todos os alunos de participarem numa corrida de panquecas, onde cada aluno correu com uma frigideira e uma panqueca, A FINGIR, CLARO ESTÁ!

Isto, porque as verdadeiras e deliciosas panquecas, trazidas pelos alunos e partilhadas com os seus colegas, foram o mote final da atividade. É de realçar a felicidade e o entusiasmo com que os alunos participaram na atividade e acederam a esta partilha entre colegas

Desde panquecas tradicionais a panquecas de maçã e canela, queijo, aveia e banana, Nesquik, iogurte, coloridas, simples ou com recheios de doce, mel, chocolate, xarope de ácer, entre outros, a variedade, o requinte e o sabor foram de tal ordem que estes alunos irão certamente recordar este dia com água na boca!

 

 

“A VIDA DAS ABELHAS”

No dia 8 de fevereiro os alunos do 2º ciclo tiveram a oportunidade de conhecer melhor as abelhas, o ser vivo mais importante do Planeta!

“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a Humanidade terá apenas quatro anos de vida. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana” - frase de Albert Einstein

 

Esta frase de Albert Einstein é um aviso muito sério para a importância que as abelhas assumem na manutenção dos ecossistemas e para a sustentabilidade da cadeia alimentar, sendo por isso uma espécie que devemos sempre proteger.

A atividade foi dinamizada pelo escritor e apicultor Paulo Santos que trouxe até nós as “suas amigas” numa colmeia de vidro para que os alunos pudessem observar o seu trabalho ao vivo e para identificar a rainha e as abelhas operárias.

Com esta atividade os alunos puderam conhecer através de fotografias e de vídeos o nascimento e tempo de vida das abelhas; a morfologia de uma abelha; a identificação das várias espécies - abelhas operárias, rainhas e zangões; o sistema social de uma colmeia, tarefas e funções de cada uma; o seu papel relevante na polinização e na proteção da biodiversidade. O autor destacou o papel crucial das abelhas para o equilíbrio dos ecossistemas e deu dicas sobre o que cada um de nós pode fazer, por exemplo plantar espécies vegetais que dão flores melíferas tais como, lavanda, margaridas, rosas, coentros, árvores de fruto. 

No final os alunos e professores conheceram melhor a sua obra “As Aventuras da Cuscas”, numa sessão de autógrafos. Esta coleção conta a história de uma abelha, a Cuscas, que visita vários monumentos da história do nosso país abordando a importância das abelhas na nossa vida.

 

  

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DE FILOSOFIA

Em 2002, a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, como resultado da necessidade da humanidade refletir sobre os acontecimentos atuais, fomentando-se o pensamento crítico, criativo e independente, contribuindo assim para a promoção da tolerância e da paz. Desde então este dia é celebrado em todo o mundo na terceira quinta-feira do mês de novembro.  

Neste âmbito, os alunos do ensino secundário elaboraram diversos trabalhos e que integraram uma exposição que está patente no átrio do bloco 7 da Escola Básica e Secundária de Penacova.

 

 

VISITA DE ESTUDO A AVEIRO - 10.ºano

No dia 6 de fevereiro, os alunos das turmas do 10.ºano do Agrupamento de Escolas de Penacova participaram numa visita de estudo a Aveiro, com o objetivo de aprofundar conhecimentos adquiridos, conhecer o património cultural e artístico do nosso país, promover hábitos de vida saudável e estimular e desenvolver nos alunos o interesse pelas Artes e pela obra do fundador do teatro português "Gil Vicente".

Assistiram à representação da "Farsa de Inês Pereira" de Gil Vicente, no Centro de Congressos, em Aveiro, pela companhia de teatro Actus.

E ainda fizeram grande parte do roteiro de Arte Nova a pé pela cidade descobrindo os encantos dos seus edifícios mais emblemáticos. Houve ainda um momento para desenhar alguns dos seus pormenores. 

Os alunos foram acompanhados pelos docentes Anabela Teles, Raquel Dinis, Ana Gil, Joaquim Tavares e Carlos Marques, aos quais agradecemos o envolvimento e empenho na operacionalização destas atividades em ambiente exterior à escola.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DIA DE AULA AO AR LIVRE

No dia 26 de janeiro, os alunos do 1.º CEB da Escola Básica Joaquim Oliveira Marques (Figueira de Lorvão) realizaram a atividade: Dia de aulas ao ar livre.

O percurso pedonal foi uma experiência benévola e uma oportunidade de conhecer uma região encantadora e o qual levou os participantes até aos imponentes Moinhos de Gavinhos, que apresentam uma visão única da paisagem e da natureza. 

Se estiver a planear uma viagem, não deixe de incluir os Moinhos de Gavinhos – Penacova, no seu roteiro.


 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

VISITA DE ESTUDO AO PORTO: alunos do 8.ºano

No dia 26 de janeiro, os alunos das quatro turmas do 8.ºano do Agrupamento de Escolas de Penacova participaram numa visita de estudo ao Porto, com o objetivo de aprofundar conhecimentos adquiridos, conhecer o património cultural, científico e artístico do nosso  país, promover hábitos de vida saudável e estimular e desenvolver nos alunos o interesse pela matemática e Ciências Experimentais.

Visitaram o Jardim Botânico do Porto situado nos jardins da Quinta do Campo Alegre; a Casa Andresen que compreende a Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva, um dos polos do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

A Casa Andresen que foi a casa dos avós de Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A., tendo inspirado a obra destes dois escritores que ali passaram grande parte da sua infância. E ainda visitaram a Casa da Música onde foi dado a conhecer a fabulosa acústica nas várias salas.

Os alunos foram acompanhados pelos docentes Ana Paula Fernandes, Ana Almeida, Ana Lúcia Serôdio, Isaura Madeira, Joaquim Tavares, Paula Figueiredo e Teresa Neves, aos quais agradecemos o envolvimento e empenho na operacionalização destas atividades em ambiente exterior à escola.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

No dia 26 de janeiro, celebra-se o Dia Mundial da Educação Ambiental, data criada pelas Nações Unidas para estimular a conscientização e a preservação do planeta. A educação ambiental não se limita a entender os ecossistemas, mas visa promover uma ligação mais profunda com o Mundo que nos rodeia e visa realçar o papel de cada um de nós na preservação do planeta.

 

Com o objetivo de sensibilizar os nossos alunos para as crises que o Ambiente atravessa e a necessidade urgente de nos envolvermos em soluções, foram dinamizadas diversas atividades numa parceria entre vários clubes/projetos existentes no Agrupamento (PES, Biblioteca Escolar, Clube da Terra, Clube da Floresta e Eco-Escolas), cujos destinatários foram os alunos dos 5.º e 6.º anos da Escola Básica e Secundária de Penacova e os alunos dos 5.º, 6.º, 8.º e 9.ºanos da EBI de S. Pedro de Alva.

Os alunos assistiram, ainda, a uma sessão de sensibilização dinamizada pelo Enfermeiro André Valente da Equipa de Saúde Escolar, pela nutricionista Joana Fernandes da Câmara Municipal de Penacova e pela nossa ex-aluna Ana Marta Cordeiro, atualmente a frequentar o Ensino Superior em Ciências e Tecnologia do Ambiente.

Agradecemos a todos os dinamizadores e colaboradores e também à Empresa “Leal & Soares, SA” pela cedência dos substratos da marca SIRO e a participação da Ervanária de Penacova e dos Sabores do Alva numa demonstração de produtos na escola sede.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ação de Sensibilização e Informação

Planeamento Familiar e Métodos Anticoncecionais

No âmbito da disciplina de EMRC, e em articulação com o PES e a UCC de Penacova, coordenada pela Enfermeira Paula Margarida Alves Carvalho, foi realizada a palestra sobre o Planeamento Familiar e Métodos anticoncecionais, tal como previsto no Plano Anual de Atividades, destinada às turmas dos 8.º anos de escolaridade, a qual se realizou no dia 16 de janeiro de 2024, no Auditório da Escola Sede, em Penacova e no dia 18 de janeiro na EBI de S. Pedro de Alva.

Pretendeu-se com esta atividade promover comportamentos saudáveis face à sexualidade; informar e aconselhar sobre a saúde sexual e reprodutiva e reduzir a incidência das infeções sexualmente transmissíveis. 

Foi uma palestra muito esclarecedora e do agrado dos alunos, ajudando-os a consolidar as aprendizagens realizadas no âmbito da Unidade Letiva 1, do 8º ano: ”O Amor”.

  

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

PALESTRA COM O VENCEDOR DO PRÉMIO DOS DIREITOS HUMANOS 2023

Foi com muito agrado que recebemos, na Escola Básica Integrada de São Pedro de Alva, por videoconferência, para as duas turmas de 7ºano, no dia 9 de janeiro, o Dr. João Pedro Gaspar, Presidente da Direção da P.A.J.E., Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)acolhidos, para nos falar desta plataforma e do prémio que recebeu da Assembleia da República: o prémio dos Direitos Humanos 2023. Este prémio foi atribuído ex-aequo a duas organizações que no terreno, têm trabalhado na área da proteção das crianças.  

Uma das instituições foi a P.A.J.E., pelo seu trabalho de promoção da inclusão social e laboral de jovens adultos que viveram acolhidos em crianças, apoiando-os em situações burocráticas quotidianas e apoio psicológico e jurídico, através dos conhecimentos e experiência de profissionais voluntários. Para além de docente em pós-graduações e formações na área da Proteção e Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens em Risco, em diversas Instituições é, também, coordenador de projetos nacionais e internacionais na área da educação e crianças em risco.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1.º ENCONTRO DOS GRUPOS / EQUIPAS DE NATAÇÃO

No dia 10 de janeiro realizou-se o 1º Encontro, da Série D, do grupo/equipa de Natação, nas Piscinas Municipais de Penacova. 

 

Estiveram presentes as Escolas EB 2,3/S de Penacova, ES Avelar Brotero, ES José Falcão, de Coimbra e AE Lima de Faria, de Condeixa. A nossa escola esteve representada por 25 atletas (tendo sido a maior comitiva presente), divididos pelos escalões de Infantis "A" e "B", Iniciados e Juvenis. 

 

Na dinamização da atividade, para além da professora Ana Mendes (responsável pelo grupo/equipa) e do professor Carlos Marques, estiveram 12 alunos da turma do 10.ºano do Técnico de Desporto, as alunas Carolina Pereirinha (9ºA/SPA) e Sandrina Carvalheira (12ºTD) e o ex-aluno Alexandre Brás, cujo o seu desempenho permitiu que a atividade se desenrolasse de forma muito dinâmica e célere. 

 

O Encontro decorreu com muito entusiasmo e Fair Play! Nos treinos os alunos têm vindo a melhorar a sua técnica de nado, o que se refletiu na melhoria dos seus tempos individuais, na competição. 

É de enaltecer a presença de muitos familiares dos alunos (pais e avós) nas bancadas, para dar apoio aos participantes.

   

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO" – SESSÃO DE DEBATE

No âmbito das atividades do Parlamento dos Jovens, decorreu, no dia 11 de janeiro de 2024, uma sessão com o Dr. Manuel Carvalho da Silva, coordenador do Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social (CoLABOR) e do pólo de Lisboa do CES da Universidade de Coimbra.

A sessão teve como destinatários os alunos que pretendem participar no Parlamento dos Jovens e cujo tema é “Viver Abril na Educação" e teve como objetivo Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, promovendo uma sessão de debate. 

Na Escola Sede, a sessão decorreu na Biblioteca Escolar e os alunos da Escola Básica Integrada de S. Pedro de Alva assistiram por videoconferência.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Celebrar o Natal com Valores

No âmbito da disciplina de EMRC, e de acordo com o previsto no PAA, os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos realizaram a atividade: ”Celebrar o Natal com Valores”.

Pretendeu-se, assim, que os alunos desenvolvessem a sua criatividade, realizando bolas de Natal decorativas onde estivesse escrito um valor que eles considerassem importante vivenciar nesta época natalícia.

Assim, com esta atividade, pretendeu-se decorar as várias Escolas do Agrupamento com bonitas Árvores de Natal, sensibilizando toda a comunidade educativa para a vivência dos valores do Natal.

      

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Atividade "SUPER ATLETA"

No período da manhã do dia 18 de dezembro decorreu a atividade "Super Atleta", que é constituída por 4 provas de atletismo: Salto em comprimento; Salto em altura; Lançamento do vortex e Corta Mato Escolar.

O balanço da atividade é bastante positivo, tendo contado com uma grande adesão de alunos para a realização das diferentes provas.

Esta atividade foi dinamizada pelo grupo de Educação Física do Agrupamento, tendo contado com a colaboração dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Desporto. 

Parabéns a todos os participantes e a todos que colaboraram na organização desta atividade. Consulte AQUI os resultados

 

 

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OS DIREITOS HUMANOS ESTÃO EM RISCO

Numa época em que o respeito pelos Direitos Humanos deveria ser parte integrante da Vida, assistimos a um escalar de violações e injustiças que mostram que assegurar esses direitos a todos os seres humanos, de maneira universal, ainda é um grande desafio. 

O Projeto Paideia com os alunos de Artes Visuais e com a colaboração da Biblioteca Escolar, planeou, organizou e construiu uma Instalação alusiva à temática, patente no Átrio B7 da Escola Sede, de 11 a 19 de dezembro, a fim de trazer à discussão uma realidade que ocorre todos os dias em todo o mundo e, assim, sensibilizar a comunidade educativa para o envolvimento de todos na construção de um mundo melhor. 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Ainda no âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que se assinala a 3 de dezembro, realizou-se no dia 13 de dezembro uma atividade dinamizada pelas alunas do Técnico de Apoio Psicossocial (11.ºano), com a colaboração do PES e da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal).

A atividade teve como objetivos consciencializar a população escolar para as dificuldades inerentes à deficiência, bem como sensibilizar para a necessidade de se criarem condições para a inclusão de todos os cidadãos com deficiência, na Sociedade.  

Durante o período da manhã, as alunas do 11.ºTAPS proporcionaram atividade de simulação como se de pessoas cegas, ou com dificuldades de locomação se tratassem. Assim, os alunos e as alunas intervenientes passaram pelas dificuldades inerentes às várias limitações.

A Equipa PES agradece à ACAPO e à Santa Casa de Misercórdia de Penacova pela cedência das cadeiras de rodas utilizadas.

  

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROGRAMA “ESCOLA EMBAIXADORA DO PARLAMENTO EUROPEU”

O Agrupamento de Escolas de Penacova integrou, no presente ano letivo, o programa “ESCOLA EMBAIXADORA DO PARLAMENTO EUROPEU”.

O Programa tem por objetivo criar uma rede cada vez maior de escolas, professores e alunos em interação com o Parlamento Europeu, os seus deputados e os gabinetes de informação. 

A fim de se tornarem parte integrante da rede, as escolas levam a cabo atividades pedagógicas que visam sensibilizar para a democracia parlamentar europeia e os valores da cidadania europeia.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

PALESTRA SOBRE A ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PORTUGUÊS

No dia 11 de dezembro de 2023, das 14h45min às 16h15min, decorreu, no auditório da Escola Sede do Agrupamento, uma Palestra sobre a Origem e Evolução do Português para os alunos do 10.º ano de escolaridade.  

A atividade teve como oradora a Dra. Carmen Gouveia, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a qual esclareceu os alunos sobre a origem e evolução do português e correspondentes processos fonológicos ocorridos na evolução da língua e no uso da língua oral, no português contemporâneo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DIA MUNDIAL DO SOLO – 5 de dezembro

No âmbito do Dia Mundial do Solo, que se assinala a 5 de dezembro, os alunos e as alunas da turma do 8.ºano da Escola Básica Integrada de S. Pedro de Alva realizaram a atividade “Cogumelos do Prado ao Prato”, com a colaboração da Dra. Anabela Marisa Azul do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra.

A atividade, que decorreu na aula de Ciências Naturais, teve um caráter prático e envolveu uma pequena saída de campo, na qual foram observados e recolhidos alguns exemplares para observação ao microscópio. No ato de recolha foram cumpridos os procedimentos adequados, a fim de gerar a menor perturbação possível ao Ecossistema. 

As turmas de 8.ºano da escola sede irão usufruir desta atividade ao longo do 2.ºsemestre.

             

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AULAS NO EXTERIOR – iniciação ao Surf

A turma do 11.ºano dos Cursos Profissionais do Técnico de Desporto e do Técnico de Apoio Psicossocial, deslocou-se, no dia 29 de novembro de 2023, à Figueira da Foz, a fim de conhecerem os princípios básicos da modalidade do Surf. 

É fundamental, para os alunos, saírem do espaço comum das aulas e conhecerem novas modalidades desportivas.

          

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

COMEMORAÇÃO DO 34.º DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA

 

A 20 de novembro de 1959, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração dos Direitos da Criança e no mesmo dia, em 1989, a Assembleia adotou por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança. O documento foi ratificado em 1990, inclusive por Portugal. 

 

Neste âmbito, as turmas dos 2.º e 3.º Ciclos e do Ensino Secundário, colaboraram no sentido de desenvolverem trabalhos, durante o mês de novembro, alusivos à temática dos direitos da criança, para que estes fossem posteriormente expostos.

 

Em articulação com a CPCJ de Penacova, Cidadania e Desenvolvimento e PES, todas as turmas ilustraram um direito num boneco, recorrendo à sua criatividade e imaginação para a decoração. Agradecemos a todos os alunos, Diretores de Turmas e restantes docentes que trabalharam com os alunos esta temática, promovendo uma profunda reflexão sobre esta problemática que assola o Mundo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividade ALBI Escolas – Projeto Alves Bandeira

ALBI ESCOLAS apresenta-se como um projeto totalmente gratuito que visa, por um lado, promover a responsabilidade ambiental e rodoviária e, por outro, transmitir novos conhecimentos como a origem do petróleo, cores dos combustíveis, a importância da economia circular, entre outros.

No passado dia 24 de novembro decorreu uma sessão na Escola Básica Joaquim de Oliveira Marques (Figueira de Lorvão), na qual acabou por aparecer o ALBI. 

Os alunos demonstraram muito empenho e ainda receberam um certificado e um KIT escolar.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

No dia 24 de novembro assinalou-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, com uma sessão de sensibilização dirigida aos alunos do 3.ºciclo. Tratou-se de uma atividade desenvolvida pela CPCJ de Penacova, em parceria com o Projeto PES (Promoção e Educação para a Saúde) do Agrupamento de Escolas de Penacova.

     

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

VISITA DE ESTUDO: ALUNOS(AS) DAS TURMAS DOS CURSOS PROFISSIONAIS 

Porque assim aprendemos melhor…

No dia 24 de novembro de 2023, os(as) alunos(as) das turmas dos cursos profissionais realizaram atividades em contextos de aprendizagem diversificados.

No âmbito das disciplinas de Educação Física, Desportos Coletivos e Desportos Individuais, os(as) alunos(as) deslocaram-se à JUMP YARD, em Matosinhos, onde realizaram diversas atividades desportivas nos trampolins, jogaram na Valo TV, escalaram a Clip'N Climb, entre muitas outras atividades.

Visitaram, ainda, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a mais detalhada Exposição (Bodies) sobre o funcionamento dos sistemas nervoso, muscular, esquelético e circulatório. Uma exposição de grande interesse cultural e científico, com órgãos reais que foram “cuidadosamente preservados” por plastinação (um processo tecnológico de preservação de materiais biológicos). 

Tudo de uma forma muito prática e ilustrativa, facilitando a compreensão dos conteúdos das disciplinas de Estudo do Movimento e Psicopatologia Geral e estimulando a curiosidade científica.

      

       

  

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE

Hastear da Bandeira Eco Escolas e plantação de árvores (Árvores de Abril)

No dia 23 de novembro comemora-se o Dia da Floresta Autóctone e para assinalar este dia, foi Hasteada a Bandeira Eco Escolas 2022/2023, a atribuição desta bandeira é o resultado de uma candidatura no âmbito do Programa Eco Escolas, que visa reconhecer as ações e o trabalho de qualidade das escolas do agrupamento, em prol da Educação Ambiental.

Associou-se a esta iniciativa, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas que, no âmbito das Comemorações dos 50 anos da Democracia Portuguesa e em colaboração com o Programa Eco Escolas, propôs que cada turma de 9.ºano efetuasse a plantação de uma árvore autóctone (5 árvores na Escola Sede e 1 na EBI de S. Pedro de Alva), às quais chamaram de "Árvores da Liberdade".  

Em parceria com o Coro Vox et Communio, preparou-se uma exposição com as fotos que os jovens, participantes do programa de voluntariado jovem para a Natureza e Florestas do IPDJ, recolheram no Verão, Os alunos da escola realizaram trabalhos sobre as espécies inventariadas.

Um agradecimento especial à professora Isabel Veloso (coordenadora do programa Eco Escolas no ano anterior) e ao Município de Penacova que continua a financiar a inscrição da escola no programa e ofereceu as árvores, assim como colabora com muitas iniciativas desta natureza.

       

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia Nacional do Pijama

O Dia Nacional do Pijama comemora-se, tradicionalmente, em 20 de novembro, e tem uma base lúdica, educativa e solidária. E todos os estabelecimentos de educação e ensino do Agrupamento aderiram à iniciativa.

É um dia feito por crianças que ajudam outras crianças, no qual as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".

A Missão Pijama é uma iniciativa criada pela MUNDOS DE VIDA, em 2012, com a finalidade de sensibilizar o país para o "direito de uma criança crescer numa família", promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas.

Lembramos o refrão da canção da Missão Pijama 2023, composta por Pedro Abrunhosa, que tanto sensibilizou as crianças e adultos:

"Ninguém vai ficar de fora

Quem tem luz entra na roda

Os de trás são os da frente

Que esta roda é diferente

Nunca mais ninguém vai ficar de fora"

As crianças e os alunos de todos os estabelecimentos de educação e ensino trouxeram os seus pijamas e assim marcaram este dia diferente e cheio de alegria, entusiasmo e solidariedade. 

    

  

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ESPETÁCULO “ISTO É MATEMÁTICA”

No âmbito da disciplina de Matemática e da Semana da Ciência e Tecnologia, o grupo disciplinar de Matemática organizou, no dia 20 de novembro de 2023, uma atividade para todos os alunos dos 8.º aos 12.º anos.

Os alunos, divididos por duas sessões, assistiram ao espetáculo “ISTO É MATEMÁTICA”, de cerca de 1 hora, apresentado pelo matemático Rogério Martins.

O ‘Isto é Matemática’ é promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática e foi premiado internacionalmente pela Mostra Internacional de Ciência na TV VerCiência2013. É um programa de divulgação científica, com uma produção de excelência, que aborda tópicos da matemática de forma descontraída e divertida.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AULAS NO EXTERIOR 

Estádio Universitário de Coimbra

No dia 14 de novembro, os(as) alunos(as) do Curso Profissional do Técnico de Desporto (10.º e 11.º anos) deslocaram-se ao Estádio Universitário de Coimbra, onde realizaram atividades desportivas que integram o currículo das disciplinas tecnológicas do curso, tais como torneios de Ténis e Ténis de Mesa, atividades de Atletismo, percurso de Orientação e sessão Body and Mind.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia Mundial da Diabetes

Caros/as alunos/as e Encarregados/as de Educação,

Hoje, dia 14 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes. A Diabetes é uma doença que pode surgir na infância, na adolescência ou na idade adulta e, apesar dos esforços que se têm vindo a reunir para combater esta doença, a sua prevalência tem vindo a aumentar e Portugal não é exceção. A prevenção da Diabetes requer a adoção de estilos de vida saudáveis, como a realização de uma alimentação variada, equilibrada e completa, a prática de atividade física regular e o controlo do peso.

Neste seguimento, e como forma de assinalar este dia tão importante, lançamos-lhe os seguintes desafios:

1.       Preencher a “Ficha de avaliação de risco de diabetes tipo 2”, disponível em: https://apdp.pt/diabetes/saiba-o-seu-risco/ ;

 

2.       Visualizar os vídeos publicados pela DGS sobre a Diabetes, disponíveis em:

https://www.youtube.com/watch?v=jOPsNvyatTk  (para crianças)

https://www.youtube.com/watch?v=Ydu4NUNOFok (para adolescentes) 

 

3.       Analisar os folhetos “Diabetes tipo 2” e “Alimentação e Diabetes”, elaborados pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Exercício “A TERRA TREME”

O Agrupamento de Escolas de Penacova associou-se à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil na promoção do exercício público de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico, designado “A TERRA TREME”, no qual todos os estabelecimentos de educação e ensino participaram.

A ação, de âmbito nacional, decorreu pelas 11h14, desenrolou-se durante um minuto e na qual os participantes foram convidados a executar os três gestos simples de autoproteção: BAIXAR – PROTEGER – AGUARDAR.