Para acompanhar o nosso Plano Anual de Atividades (PAA), consulte a agenda do PAA (a sua publicação só pode ocorrer após aprovação por parte do Conselho Pedagógico e Conselho Geral - brevemente) - AQUI e leia as “Notícias do PAA”     

 

Avaliações Intercalares do 1.ºsemestre

Exmos/as Senhores/as Encarregados/as de Educação,

De acordo com o calendário escolar do Agrupamento de Escolas de Penacova, nos próximos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2025 decorrerão as primeiras interrupções letivas do ano letivo e as avaliações intercalares serão publicadas na plataforma Inovar Consulta no dia 14 de novembro, pelas 17h00

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AVISO 

CANDIDATURAS PARA A BOLSA DE MÉRITO

Estão abertas as candidaturas para a atribuição de Bolsa de Mérito para o ano letivo de 2025/2026. Podem candidatar-se os alunos do ensino secundário que preencham os requisitos que constam do aviso.

Documentos necessários:

  • Boletim de Candidatura (disponível na secretaria do Agrupamento).
  • Declaração do Escalão de Abono de Família.
  • Comprovativo do IBAN do encarregado de educação (datado e assinado).

O prazo final para a candidatura é 03 de outubro de 2025.

Consulte aqui o documento completo

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 TRANSPORTES ESCOLARES 

Exmos/as Senhores/as Encarregados/as de Educação,

Para consultar os horários dos diversos circuitos dos transportes escolares para o ano letivo 2025/2026, analise os documentos no seguinte link:

http://www.cm-penacova.pt/pt/pages/transporteescolare

 

Chamamos a vossa atenção para a alteração dos horários da Linha 229, que entram em vigor a partir do dia 1 de outubro de 2025. 

O transporte escolar funciona exclusivamente durante os períodos letivos, de acordo com o calendário escolar, entre o local de residência e o estabelecimento de ensino, sendo assegurado pelas seguintes modalidades: transporte coletivo de passageiros e circuitos especiais de transporte, assegurados por veículos disponibilizados e/ou contratualizados para o efeito pelo Município.

Para os alunos do Agrupamento não é necessário "carregar/validar" o passe mensalmente; o passe é anual e o transporte é totalmente gratuito!

 

No dia da receção aos alunos, serão distribuídos os passes. Alguns passes ainda não estão prontos, devido à entrega mais tardia do requerimento a solicitar o transporte, no entanto, até dia 24 de setembro, todas as crianças e alunos poderão circular, mesmo sem estar na posse do passe.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AVISO URGENTE 

 

Exmos/as Senhores/as Encarregados/as de Educação,

Devido a um problema técnico, a nossa plataforma Moodle não está operacional, pelo que os horários das turmas serão afixados nos diversos estabelecimentos de educação e ensino e serão, logo que possível, disponibilizados no Inovar Consulta.

No entanto, assumindo o comunicado anteriormente de que a publicação dos horários ocorreria no dia 9 de setembro, os ficheiros com os horários, por ciclo de ensino, foram enviados por e-mail, via Plataforma Inovar a todos os EE, desde que os seus contactos esteja atualizados na nossa base de dados.

Agradecemos a compreensão de todos!

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES 

Exmos/as Senhores/as Encarregados/as de Educação,

Estamos a iniciar o mês de setembro e quase a iniciar o ano letivo 2025/2026, pelo que partilhamos algumas informações consideradas pertinentes para todos!

Votos de um Excelente Ano Letivo! 

A Direção do Agrupamento de Escolas de Penacova 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

INSCRIÇÕES NAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR 

Exmos/as Senhores/as Encarregados/as de Educação,

 

Informamos que, a partir do próximo dia 1 de setembro de 2025, encontram-se abertas as inscrições para as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) destinadas aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

As AEC contemplam as seguintes áreas:

·        Atividade Física e Desportiva – 2 horas semanais (incluindo 1h de Natação);

·        Ensino da Música – 2 horas semanais;

·        Oficina Criativa – 1 hora semanal.

A inscrição é realizada, obrigatoriamente, através da plataforma SIGA, disponível em https://siga.edubox.pt 

Para aceder, devem utilizar as credenciais de acesso do/a Encarregado/a de Educação. Caso não disponha de credenciais ou tenha alguma dúvida, deverá contactar os Serviços Administrativos do Agrupamento.

A inscrição é facultativa, mas a frequência das AEC, após inscrição, é obrigatória. Reforço a importância de inscrever atempadamente os educandos para garantir o acesso e uma resposta educativa organizada.

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 MANUAIS ESCOLARES E KITs DIGITAIS 

Para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se em www.manuaisescolares.pt.

No primeiro acesso será necessário confirmar o número de contribuinte (NIF), devendo os encarregados de educação ter consigo os dados de acesso ao Portal das Finanças para que seja efetuada a validação. Caso não tenham os dados, devem solicitá-los através do Portal das Finanças.


A partir da plataforma dos manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação terão acesso aos dados escolares do(s) educando(s), bem como aos vales correspondentes aos respetivos manuais escolares e à lista das livrarias aderentes onde poderá ser feito o levantamento dos mesmos. Caso não consiga visualizar o(s) seu(s) educando(s), certifique-se, junto da escola, que as listas das turmas já se encontram publicadas e que está registado na escola como encarregado de educação e o seu NIF está corretamente inserido.

Se não conseguir visualizar os vales, é porque ainda não estão disponíveis. Receberá uma notificação por email, assim que os mesmos estejam disponíveis. 

Para proceder ao levantamento dos manuais escolares será necessário imprimir os vales ou apresentá-los em formato digital. Na impossibilidade de aceder à internet, o encarregado de educação deve dirigir-se à escola onde o seu educando está matriculado e solicitar os vales em papel.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Após as datas estipuladas, a entrega dos manuais escolares e Kits Digitais decorre APENAS NO PERÍODO DA TARDE, nos Serviços Administrativos.

CONSULTE A NOTA INFORMATIVA AQUI: 

Exmo/a Sr./a Encarregado/a de Educação (EE):

Dando cumprimento à legislação em vigor, cumpre-nos informar das orientações a cumprir, no que se refere à devolução de manuais escolares (alunos dos 5.º ao 12.ºanos) e à devolução dos Kits digitais (alunos dos 4.º, 9.º e 12.ºanos de escolaridade):

- Os manuais escolares serão entregues na Escola Básica e Secundária de Penacova e na Escola Básica de S. Pedro de Alva;

- Na Escola Básica e Secundária de Penacova: 26 de junho (5.ªfeira) e 4 de julho (6.ªfeira), das 8h30 às 18h30- entrega de todos os manuais escolares, exceto os das disciplinas com exame no final do ciclo; 

- Na Escola Básica de S. Pedro de Alva: 27 de junho (6.ªfeira), das 14h00 às 18h30 - entrega de todos os manuais escolares, exceto os das disciplinas com exame no final do ciclo;

Os EE dos alunos que frequentaram anos letivos de final de ciclo com sucesso (4.º, 9.º e 12.º anos de escolaridade), assim como todos os que pretendem sair ou transferir matrícula, têm de devolver o Kit Digital, no mesmo dia da entrega dos manuais.

Os alunos do 4.ºano entregam os seus Kits Digitais no dia 4 de julho de 2025, das 8h30 às 18h30. 

Agradecemos a colaboração de todos e o cumprimento das datas estipuladas para as entregas dos manuais escolares e Kits digitais!

A Diretora do Agrupamento de Escolas de Penacova

Cristina Isabel Simões

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TRANSPORTES ESCOLARES 2025/2026 

Exmo/a Sr./a Encarregado/a de Educação:

À semelhança do ano letivo anterior a requisição de transporte escolar é formalizada através da Plataforma SIGA (https://siga.edubox.pt/auth).

A requisição de Passe Escolar é obrigatória devido à alteração da Operadora de Transportes. 

No âmbito dos Contratos de Concessão de Transporte de Passageiros por modo rodoviário da Região de Coimbra, informa-se que no início do próximo ano letivo 2025/2026 já se encontrará em operação a concessão da CIM-RC, com o operador Busway, S.A..

Assim informamos que:

- A 1.ªvia do passe é gratuita e é necessário entregar uma foto tipo passe;

- O requerimento é necessário para os níveis de ensino indicados no documento, pelo que depende da localidade de embarque (consulte documento ); As localidades que não surgem no documento serão alvo de circuitos especiais de transporte;

- O requerimento tem de ser entregue à Educadora Titular de Turma (na Educação Pré-Escolar) ou ao Professsor Titular de Turma (1.ºCEB) ou nos Serviços Administrativos (restantes anos de escolaridade) – modelo do requerimento; 

- Só é necessário entregar comprovativo de residência e declaração de matrícula da instituição de ensino ou documento comprovativo do local de trabalho, no caso do passe solicitado abranger mais do que uma Comunidade Intermunicipal – não se aplica aos alunos que irão estudar no Agrupamento.

  

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                   MATRÍCULAS/RENOVAÇÕES 2025/2026  

Informam-se todos os Pais/Encarregados de Educação que de acordo com o Despacho n.º 3640-A/2025, de 21 de março, os períodos de matrícula e de renovação de matrícula são os seguintes:

 

  • Nota Informativa - Matrículas/Renovação de Matrículas 
  • Despacho n.º 3640-A/2025
  • Despacho Normativo n.º2-B/2025, de 21 de março  
     
  •  PORTAL DAS MATRÍCULAS  – link 

                      (obrigatório para os alunos que, em 2025/2026, vão frequentar os 5.º, 7.º, 10.º e 12.ºanos)

 

  • INOVAR Consulta – link (consulte o tutorial)

                      (apenas para atualização de dados – renovações automáticas de matrícula)

    - Crianças que já estão na Educação Pré-Escolar (2.º e 3.º anos de frequência);

                            - Alunos que, em 2025/2026, transitam para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.ºanos;

                            - Alunos que não transitam e ficam nos 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 2025

OPE – Inclui 2025

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) é um processo democrático que pretende dar voz aos alunos e dar respostas às suas necessidades e interesses, promovendo assim o espírito de participação e de cidadania, bem como valorizar a opinião dos estudantes em decisões que os afetam diretamente.

Nesta edição de 2025 do OPE-Inclui, mantém-se a tónica nos projetos que relevem para a inclusão e o bem-estar. 

Nos termos e para os efeitos previstos no Regulamento do Orçamento Participativo das Escolas (OPE), publicado em anexo ao Despacho nº 436-A/2017, de 6 de janeiro, encontra-se aberto o procedimento com vista à operacionalização do Orçamento Participativo no Agrupamento de Escolas de Penacova

Os interessados podem consultar o sítio  https://opescolas.pt/  e os documentos: 

        - Despacho 436-A/2017 de 6 de janeiro

        - Calendarização do processo no AEP 

       - Resultados da votação das propostas  

     

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

PLATAFORMA SIGA 

Exmo(a) Sr(a) Encarregado(a) de Educação:

A Câmara Municipal de Penacova disponibiliza a Plataforma SIGA para toda a comunidade educativa, a partir da qual será efetuada toda a gestão dos apoios e complementos educativos, nomeadamente refeições, ação social escolar, transporte escolar, atividades de apoio à família (AEC, AAAF, CAF).

Através desta plafaforma, cada Encarregado(a) de Educação poderá efetuar candidaturas com submissão de documentos, aceder diretamente aos serviços utilizados pelo(a) seu(ua) educando(a), efetuar pagamentos, extrair faturas, consultar notificações, entre outras funcionalidades.

Solicita-se a todos(as) os(as) Encarregados(as) de Educação que efetuem, com a brevidade possível, todas as candidaturas necessárias aos seus educandos, no seguinte endereço:siga.edubox.pt

O acesso à plataforma SIGA poderá ser efetuado através de qualquer computador ou telemóvel (com acesso à internet) utilizando as credenciais enviadas para o email de cada Encarregado(a) de Educação.

Qualquer esclarecimento adicional poderá ser solicitado junto da Secretaria do Agrupamento de Escolas de Penacova, presencialmente ou através do telefone 239470190. 

                    - Guião da plataforma SIGA 

                    - Ofício enviado aos Encarregados de Educação