O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. O seu orçamento de 14 700 milhões de euros dará a mais de quatro milhões de europeus a oportunidade de estudar, seguir uma formação e adquirir experiência no estrangeiro.

O programa Erasmus+, que se prolonga até 2020, não oferece oportunidades apenas aos estudantes. Resultante da fusão de sete programas anteriores, este programa tem oportunidades para uma grande variedade de pessoas e organizações.

OBJETIVOS DO PROJETO:

- Tem como objetivo contribuir para a Estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego e a equidade e a inclusão sociais, bem como para o quadro estratégico da UE em matéria de educação e formação EF2020.

Além disso, visa promover o desenvolvimento sustentável dos seus parceiros no domínio do ensino superior e contribuir para a realização dos objetivos da Estratégia da UE para a Juventude.

O programa aborda, nomeadamente, as seguintes questões: 

 PROJETOS APROVADOS PARA 2019 – 2022

> "DO NOT DROP OUT OF SCHOOL" – ABANDONO PRECOCE DA ESCOLA - País Coordenador: Polónia; países parceiros: Portugal, Grécia, Bulgária, Itália

5ª Mobilidade do Projeto Erasmus +

DO NOT DROP OUT - A SCHOOL WITH ALL AND FOR ALL

DO NOT DROP OUT, projeto internacional de prevenção do abandono escolar, no âmbito do Programa Erasmus+, coordenado pela Instituição polaca, realizou a última mobilidade na Grécia, nos dias 17 e 18 de junho.

THESSALONIKI foi o ponto de encontro para os parceiros representantes de instituições ligadas à educação dos cinco países europeus, Bulgária, Grécia, Itália, Polónia e Portugal. Integraram a equipa portuguesa, as/os docentes, Isaura Madeira, Ana Maria Gil, Joaquim Tavares e João Figueiredo.

Os trabalhos decorreram na Escola de EPAL KALAMARIAS, num ambiente bastante agradável, com apresentações, workshops educativos no âmbito da temática, e troca de ideias e experiências muito enriquecedoras sobre os resultados alcançados com a implementação do Projeto.

Foi tempo de fazer balanços, análises SWOT, avaliações e discussão sobre as formas de promoção e divulgação dos produtos do projeto, através da utilização das redes sociais/ imprensa/ Rádio/TV/EPALE- Plataforma Eletrónica para a Aprendizagem de Adultos na Europa, entre outros.

As melhores práticas propostas, desenvolvidas e implementadas pelos parceiros envolvidos, ao longo do Projeto, farão parte do Guidebook como produto final apresentado pela coordenadora da Polónia.

A mobilidade decorreu sempre em clima de boa disposição e companheirismo aliados à oportunidade de visitar e conhecer uma região fantástica com uma enorme carga histórica, o encontro entre o antigo e o moderno, a cultura, a gastronomia, o pulsar da vida pelas ruas… 

Encerrámos com chave de ouro, num jantar de convívio e muita música e dança, surpreendidos pela fantástica equipa anfitriã com a apresentação de vídeos que, de uma forma original, criativa e divertida retrataram os momentos mais marcantes passados em cada mobilidade, dando um significado especial a tudo o que se viveu e aos bons resultados obtidos, fruto de uma muito boa cooperação e parceria. 

OBRIGADA A TODOS!

 5th Erasmus+ Project Mobility

DO NOT DROP OUT - A SCHOOL WITH ALL AND FOR ALL

DO NOT DROP OUT, an international project to prevent school dropout, within the scope of the Erasmus+ Program, coordinated by the Polish Institution, carried out its last mobility in Greece, on the 17th and 18th of June.

THESSALONIKI was the meeting point for partners representing institutions linked to education in the five European countries: Bulgaria, Greece, Italy, Poland and Portugal.

The Portuguese team was composed by professors Isaura Madeira, Ana Maria Gil, Joaquim Tavares and João Figueiredo.

The work took place at EPAL KALAMARIAS school, in a very pleasant environment, with presentations prepared by each team, educational workshops on the subject, and exchange of ideas and very enriching experiences on the results achieved with the implementation of the Project.

It was an opportunity to make balances, SWOT analysis, evaluations and to have open discussions on ways to promote and disseminate the project's products, through the use of social networks / press / Radio / TV / EPALE, (Electronic Platform for Adult Learning in Europe), and others.

The best practices proposed, developed and implemented by the partners involved throughout the Project will be part of the Guidebook as a final product presented by the Polish coordinator.

The mobility gathering was always surrounded by good mood and companionship atmosphere, combined with the opportunity to visit and get to know a fantastic region with a huge historical load, the contrast between the antique and the modern, culture, gastronomy, the pulse of life on the streets...

We ended this mobility edition with a bang! A wonderful convivial dinner with lots of music and dancing, plus a surprise made by the fantastic host team. They prepared and presented some original, creative and fun videos that portrayed the most remarkable moments spent in each mobility, which gave a special meaning to everything that has been experienced and accomplished as a result of excellent cooperation and partnership.
THANK YOU ALL!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A quarta atividade transnacional do Projeto Erasmus + “Do not Drop Out”, Uma Escola Com Todos e Para Todos – decorreu entre os dias 9 e 13 de março de 2022, na cidade de Vibo Valentia, na região da Calábria, em Itália, e que este ano é “Capitale Italiana del Libro. Nesta mobilidade estiveram presentes todos os grupos parceiros: Polónia, Itália, Grécia, Portugal e Bulgária.

Integraram a equipa portuguesa, a diretora do Agrupamento, Ana Clara Almeida, e as professoras Isaura Madeira e Ana Maria Gil,

Os trabalhos iniciaram-se na Câmara Municipal da cidade, onde todos os parceiros receberam as boas-vindas do vice-presidente da Câmara da cidade de Vibo Valentia, e da Primeira Comissão “Assuntos Institucionais” e do Diretor da escola, Istituto Tecnico Economico "G. Galilei" Vibo Valentia, Sr. Genesio Modesti. Nesta sessão foram oferecidas algumas lembranças aos participantes.

Durante as sessões de trabalho, foi realizado um Workshop intitulado: “Discover your ability”– conduzido por Maria Magdalena Krol (Polônia) e Magdalena Kielczewska. A atividade foi realizada ao ar livre e seguiu-se a discussão e avaliação.

De seguida, foi feita uma apresentação multimédia pelo Professor Coordenador da penitenciária local, onde foram analisados os procedimentos que têm em vista contrariar o abandono escolar, a que se seguiu uma sessão de perguntas e respostas.

Cada parceiro fez uma apresentação onde mostrou o trabalho que está a ser realizado pelas suas instituições para combater o abandono escolar através de várias e diferentes estratégias.

Foram feitas várias visitas, a começar pelo outro polo da escola que se situa na cidade de Mileto onde alunos e professores nos presentearam com encenações tradicionais, a que se seguiu a visita ao Museu Diocesano de Mileto e à Catedral de Santa Maria Assunta. Foi ainda feita uma visita a Tropea que no ano 2021 foi eleita a vila mais bonita de Itália.

O encontro decorreu sempre em clima de companheirismo, que proporcionou a aprendizagem e troca de experiências, assim como o conhecimento da gastronomia da região a que não faltaram os seus famosos gelados.

A última mobilidade decorrrerá na Grécia, mas não foi possível decidir a data, pois alguns países não têm ainda decididos os dias dos exames nacionais.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


The third transnational activity of the Project Erasmus + “Do not Drop Out”, A School With All and For All – took place between the 14th and the 17th of October 2021, in the city of Pleven, Bulgaria, where all partner groups were present: Poland, Italy, Greece, Portugal and Bulgaria.

Teachers Isaura Madeira and Ana Gil were part of the Portuguese team, as well as Marta Oliveira, secretary of the CPCJ, partner institution of the Project.

We were welcomed at the Pleven Professional Wine School - Професионална гимназия по лозарство и винарство - where some students offered us typical products from the region, which were followed by the work sessions.

During the work time, each partner made a presentation to show how their institutions are fighting school dropout through several and different strategies, such as: student motivation; cooperation with parents; support procedures for pupils whose mother tongue is different from the language taught (in our case the Portuguese language); extra-curricular activities and still doing non-formal education activities.

The meeting took place in a good atmosphere of companionship, learning and exchange of experiences. The Bulgarian team provided everyone the contact with the culture of the region and the country, as well as its traditions, history, and gastronomy.

We also had the opportunity to celebrate the birthdays of Ana Gil and Marsi, from the Portuguese and Bulgarian teams.

 After the meeting, it was decided to meet again in the next mobility that will take place in Italy, from the 17th to the 20th of March 2021, if the pandemic situation allows us to comply with what was established.

 

    

    

 

DO NOT DROP OUT, projeto internacional de prevenção do abandono escolar, no âmbito do Programa Erasmus+, trouxe ao nosso Agrupamento de Escolas, como parceiros, um grupo de representantes de instituições ligadas à educação de quatro países europeus, Polónia, Itália, Grécia e Bulgária. Coordenado pela instituição polaca realizou-se a segunda mobilidade em Portugal.  

De dia 1 a 4 de julho, foi o nosso Agrupamento o anfitrião dos parceiros estrangeiros, para os quais foi organizado um programa completo de trabalho e cultura, numa partilha de experiências e ensinamentos que a todos deixou mais ricos.

Os participantes deste encontro, foram recebidos com entusiasmo, pela diretora do agrupamento, Ana Clara Almeida e pela equipa do projeto, as professoras Isaura Madeira e Ana Gil.

Visitada a Escola Sede, seguiu-se um passeio pelo concelho de Penacova, que deixou os visitantes encantados ao conhecerem e apreciarem a beleza e riqueza das paisagens e património histórico-local, bem como a gastronomia, desde as praias fluviais do Vimieiro e Reconquinho, passando pelos Moinhos da Portela até ao imponente Mosteiro de Lorvão, não ficando indiferentes à paisagem a perder de vista, observada a partir do Mirante Emídio da Silva.

Ainda da parte da manhã, do primeiro dia, os parceiros deste projeto foram recebidos nos Paços do Concelho, aproveitando as apresentações e partilha do trabalho que é desenvolvido neste município pela CPCJ e Equipa de Educação Inclusiva, em parceria com a nossa Escola.

No âmbito do trabalho desenvolvido sobre a temática do abandono escolar, durante o tempo de permanência em Portugal, houve uma intensa partilha de ideias e experiências entre os parceiros das diferentes nacionalidades. Identificaram-se problemas e dificuldades, analisaram-se resultados, debateram-se ideias, opiniões e apontaram-se estratégias, apoios, fatores de proteção e propostas de solução para os estudantes em risco.

Houve ainda tempo para conhecer o riquíssimo património histórico-cultural da cidade de Coimbra, não esquecendo os aspetos lúdicos, como o espetáculo de FADO e gastronómicos, como a Chanfana e o Bacalhau, (mil e uma maneiras de o confecionar), que tão bem caracterizam a nossa região e país.

Foi toda uma dinâmica muito enriquecedora que promoveu experiências extraordinárias em diversas vertentes, e que nos parece terem deixado boas recordações nos nossos parceiros estrangeiros.

Ao finalizar este Encontro ficou um Até Já!, uma vez que as próximas mobilidades à Bulgária, em outubro, à Itália em março e à Grécia em junho, prometem  continuar a desenvolver boas práticas de educação no sentido de proteger os jovens em risco, e a reforçar a cooperação e as parcerias europeias, ampliando a comunicação e as extraordinárias experiências que justificam o valor acrescentado europeu do ERASMUS+.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------   

 CONCURSO

Logótipo para o Projeto ERASMUS+

"Do Not Drop Out"

 

Para dar uma maior visibilidade ao projeto ERASMUS + que pretende sensibilizar a comunidade escolar, local e internacional, para a necessidade de não desistir de concretizar o percurso escolar, prevenindo assim, o abandono escolar precoce, foi lançado um concurso para a criação de um logótipo representativo da nossa Escola.

De acordo com o regulamento elaborado, e cumprindo determinados requisitos estabelecidos, constam dos trabalhos a representação das bandeiras dos países, Portugal, Itália, Grécia, Bulgária e Polónia, o símbolo do Programa Erasmus+, e as frases “Do Not Drop Out” e “A School with All and for All”.

Apresentados diferentes projetos, pelos alunos do 9ºano,que deram aso à sua imaginação e criatividade, foram selecionados, por um júri definido, os três melhoresdesenhos, publicitados na página oficial do Agrupamento e no painel do Erasmus Corner.

1º Prémio - Maria Francisca David, 2º Prémio - Beatriz Fernandes, 3º Prémio - Ana Carolina Martins.

COMPETITION

Logo for ERASMUS + Project

“Do Not Drop Out”

We launched a contest to create a Logo that represents our school in order to give greater visibility to the ERASMUS+ project. This project aims to prevent early school leaving by raising awareness of both the local and international school community about the need to not give up on completing the school path.

According to the rules drawn up, and in compliance with certain established requirements, the work includes the representation of the flags of: Portugal, Italy, Greece, Bulgaria and Poland, the symbol of Erasmus + Program, and the phrases “Do Not Drop Out” and “The School with All and for All".

The 9th grade students presented different projects, letting their imagination and creativity run free. The 3 best drawings were selected by a jury and displayed in the official page for the School Grouping and on the Erasmus Corner panel.

 1st Prize - Maria Francisca David; 2nd Prize - Beatriz Fernandes; 3rd Prize - Ana Carolina Martins.

 

 

Abandono escolar precoce atinge “mínimo histórico” em Portugal 

(veja a notícia AQUI)

 

Concurso - Logotipo 

No âmbito do projeto Erasmus+, decorreu, no ano transato, o concurso para o logotipo do projeto "DO NOT DROP OUT OF SCHOOL" - ABANDONO PRECOCE DA ESCOLA, no qual a Polónia é o país coordenador e Portugal, tal como a Grécia, Bulgária e Itália são países parceiros.

Os resultados do concurso foram os seguintes:

1.º prémio: Maria Francisca Santos David (10.ºA)

2.º Prémio: Beatriz Marques Fernandes (10.ºB)

3.º Prémio: Ana Carolina Nogueira Martins  (10.ºC)

  

 

 

> "DIGITAL LITERACY" - LITERACIA DIGITAL - País Coordenador: ITÁLIA ; países parceiros: Portugal, Grécia, Bulgária, Lituânia, Espanha - DURAÇÂO: 1 setembro 2019 a 31 agosto de 2021  (prazo alargado devido à situação pandémica)

1 – nov 2019  (Italia) Kick off

2 – jan 2020 (Grécia)

3 – abril 2020 (Bulgária)

4 – jun 2020 (Lituânia)

5 – set 2020 (Espanha)

6 – jan 2021 (Penacova)

7 – abril 2021 (Itália)

8 – jun – Close up meeting

 

 > "SPACE DETECTIVES-SPACE INNOVATION" – INOVAÇÃO ESPACIAL - País Coordenador: Roménia; países parceiros: Portugal (Penacova e Póvoa de Sta Iría), Grécia, Croácia, Itália, - DURAÇÂO: 1 setembro 2019 a 31 agosto de 2021 (prazo alargado devido à situação pandémica)

1 – dez 2019 (Bucareste) Kick off meeting

2 – mar 2020 ((Grécia)

3 – maio 2020 (Bucareste)

4 – nov 2020 (Póvoa Sta Iria)

5 – mar 2021 (Croácia)

6 – abril 2021 (Itália)