ESCOLA EMBAIXADORA DO PARLAMENTO EUROPEU
O programa «Escola embaixadora do Parlamento Europeu» visa sensibilizar os alunos para a democracia parlamentar europeia, o papel do Parlamento Europeu e os valores europeus. Incentiva também os alunos a participarem ativamente nos processos democráticos da UE. O Agrupamento de Escolas de Penacova integra o programa “ESCOLA EMBAIXADORA DO PARLAMENTO EUROPEU”. O Programa tem por objetivo criar uma rede cada vez maior de escolas, professores e alunos em interação com o Parlamento Europeu, os seus deputados e os gabinetes de informação.
A fim de se tornarem parte integrante da rede, as escolas levam a cabo atividades pedagógicas que visam sensibilizar para a democracia parlamentar europeia e os valores da cidadania europeia.
Podes consultar mais informação nos seguintes links:
Os alunos podem utilizar os materiais didáticos interativos do Parlamento Europeu, que incluem informações gerais e factos sobre a UE, formação em matéria de competências e participação democráticas, jogos de simulação em aula e questionários.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ANO LETIVO 2024/2025
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SEMANA EUROPA 2025
No dia 8 de maio, os alunos do ensino secundário participaram numa palestra intitulada A União Europeia num mundo em crise, proferida pela investigadora Licínia Simão (Faculdade de Economia, UC). O objetivo foi dar a conhecer a forma como a União vê o mundo à sua volta, as suas responsabilidades e interesses nesse mundo e os instrumentos que tem à sua disposição para atuar face a contextos de crise, violência e conflito.
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Os embaixadores juniores do Agrupamento tiveram a oportunidade de visitar o Parlamento Europeu (Estrasburgo) e participar numa sessão subordinada ao tema das Alterações Climáticas. No hemiciclo foi possível participar no debate com o Sr. Vice-Presidente Younous OMARJEE e os jovens representantes dos 27 países europeus. Muitas mãos no ar solicitando a intervenção, múltiplas questões com diferentes temáticas, como por exemplo, o recente apagão na Península Ibérica, as alternativas atuais na área da energia, as potencialidades e desafios da inteligência artificial (IA), a guerra na Ucrânia e os conflitos no Médio Oriente, o ambiente e as alterações climáticas, as possíveis novas entradas na União Europeia, o posicionamento da UE face aos Estados Unidos e a China etc.
Os jovens puderam também experienciar o trabalho dos deputados do Parlamento Europeu em workshops interativos e debate sobre as Alterações Climáticas partindo-se de quatro posições relativas às políticas europeias: a favor, contra, posição cética e posição consensual.
O Euroescola é uma experiência marcante para todos os participantes. A dinâmica do espírito europeísta é forte e está bem entregue nas mãos desta geração.
A participação do Agrupamento através da descrição de uma aluna (embaixadora júnior): “No âmbito do projeto EPAS – Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (European Parliament Ambassador School Programme), o Agrupamento de Escolas de Penacova foi uma das escolas portuguesas a integrar a iniciativa europeia que visa aproximar os jovens das instituições da União Europeia e promover os valores da sua cidadania. Nos últimos meses, a comunidade escolar e o grupo de alunos envolvidos no projeto empenharam-se de forma ativa. Foram promovidos momentos de reflexão e diálogo sobre os desafios da Europa atual, incentivando os alunos a pensar criticamente sobre temas como a democracia, liberdade, igualdade e, também, sobre as alterações climáticas. O ambiente vivido foi de entusiasmo e descoberta, aproximando os jovens do papel que podem desempenhar enquanto cidadãos europeus.
Esta participação reforça o compromisso do Agrupamento com a formação cívica dos seus alunos, promovendo uma Escola Aberta ao Mundo, participativa e conectada com os temas que marcam o presente e o futuro dos Europeus.”
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FORMAÇÃO CONTÍNUA: A IMPORTÂNCIA DAS PARTILHAS PARA CONTINUAR A CRESCER
No que se refere a formação contínua, a coordenadora do projeto no Agrupamento, esteve presente no dia 13 de janeiro, numa sessão EPAS online, subordinada à plataforma UNIDOS EU e do antigo grupo EPAS "UNIDOS NA UNIVERSIDADE".
No dia 28 de março participou no Encontro Anual de Formação de Professores promovido pelo Gabinete do Parlamento Europeu, em Portugal. A introdução à formação e apresentação dos projetos em curso realizou-se através das intervenções de Mário Vaz Queiró, Katalin Gönczy – Gabinete do Parlamento Europeu e da Professora Isabel Baltazar, gestora nacional do programa. Neste encontro foram dados a conhecer os seguintes projetos: "A Europa é Engenharia nas nossas Mãos" pelos Engenheiros Anabela Silva Conde e Paulo Silva e “IN:FORMAT” por Susana Castanheira - Fundação para da Juventude. Nesta formação, as questões subjacentes ao desenvolvimento do projeto foram esclarecidas pela equipa EPAS e pela sua coordenadora nacional, a Dra. Isabel Baltazar.
Estes contributos permitiram um melhor enquadramento, conceptual e funcional, do projeto EPAS, nas práticas pedagógico-didáticas da nossa escola.
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VISITA À QUINTA DO SANHEIRO (18 NOVEMBRO)
Esta atividade constituiu-se como uma ação de sensibilização para a agricultura biológica e as questões da sustentabilidade integrada nas políticas ambientais da UE.
A descrição da atividade por uma das alunas (Embaixadora Mirim): “Além de uma estufa de cogumelos, a quinta explora uma estufa de Physalis e de outras plantas, provavelmente, é a única quinta com esta combinação inabitual. Entre cada arbusto de Physalis cresce uma outra planta, por exemplo, tomate Cherry, para que as doenças não se espalhem e não contaminem as plantas. Na estufa, os alunos observaram a maneira como os cogumelos crescem. E ao contrário daquilo que muitos pensavam, os cogumelos não crescem apenas na terra dentro de uma estufa, mas sim nos troncos de carvalho. Existem substratos onde cresciam diferentes espécies de cogumelos que se encontravam dentro de salas fechadas com a temperatura muito bem controlada.
Os painéis solares e a água de irrigação que é obtida dos lençóis subterrâneos demonstram a sustentabilidade da quinta. Os substratos dos cogumelos que já não eram mais usados vão para as plantas, sendo esse o segredo para os physalis serem tão grandes e doces sem nenhum fertilizante. Já os carvalhos velhos e que já não servem para uso são enviados para as indústrias que os trituram para fazer paletes. Eu fiquei muito mais interessada na agricultura e na sustentabilidade”.
A atividade permitiu igualmente trabalhar com os alunos as questões das energias renováveis e a importância da defesa verde do planeta (8.º ano).
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ANO LETIVO 2023/2024